Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Filhos são os maiores agressores de idosos, diz Mapa da Violência

    há 9 anos

    Aproximadamente, 60% dos agressores de pessoas idosas são os próprios filhos. A informação está no Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal, elaborado pela Central Judicial do Idoso com dados do ano de 2013. O Mapa foi lançado na quinta-feira (20/11), durante o seminário Políticas Públicas de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.

    O relatório mostra um crescimento significativo nos casos registrados de violência contra idosos entre os anos de 2012 e 2013, o que se deve tanto ao aumento no número de casos ocorridos quanto ao incremento na quantidade de denúncias. As mulheres foram as maiores vítimas da violência (64%) e a faixa etária mais atingida, de ambos os sexos, foi aquela entre 60 e 69 anos, respondendo por 38% dos casos.

    Durante o seminário, a Central Judicial do Idoso (CJI) apresentou moção em prol da criação de uma delegacia do idoso no DF. A CJI é um serviço interdisciplinar destinado à pessoa idosa do DF que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes.

    Pioneira no Judiciário nacional, a CJI é fruto de um convênio entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do DF e a Defensoria Pública do DF. No âmbito do TJDFT, a Central faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupecon), que integra a 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior. A CJI é coordenada pelas juízas Gabriela Jardon e Monize Marques, do TJDFT, pela promotora Sandra Julião e pela defensora Elisângela Miranda.

    Fonte: TJDFT

    Siga o CNJ:

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filhos-sao-os-maiores-agressores-de-idosos-diz-mapa-da-violencia/152900017

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)