Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Responsabilidade ambiental ganha adeptos no Paraná

    há 9 anos

    Em resposta às campanhas para uso responsável dos recursos, a comunidade do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) promoveu, em 2014, significativa diminuição de despesas nos itens de consumo que mais pesam em qualquer orçamento. Ações administrativas e a conscientização do público interno levaram a uma economia de 11% de combustíveis, chegando a uma redução de 26% nas despesas com telefonia. Em relação aos copos plásticos descartáveis, campanhas periódicas sobre seu uso racional ajudaram a diminuir o consumo em até 34%.

    É o que mostra um balanço de 2014 das ações promovidas pela Comissão de Responsabilidade Socieconômica e Ambiental (CRS) do TRT-PR. A Semana de Descarte de Eletroeletrônicos foi uma das iniciativas que registraram os melhores índices de adesão voluntária. A ação contou com a participação de 59 magistrados e servidores, um aumento de 84% em relação ao ano de 2013.

    Outro programa, a Coleta Seletiva Solidária, destinada à separação dos resíduos recicláveis, levou o tribunal paranaense à indicação para o 5º Prêmio Melhores Práticas Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, 20 associações ou cooperativas de catadores de diversos municípios do estado estão cadastradas para receber os benefícios dessa ação.

    Interior - As boas práticas se espalham pelas unidades judiciárias do interior. A Vara do Trabalho de Nova Esperança, no Noroeste, instalou um equipamento coletor de óleo construído com sucata. Também criou um sistema centralizado de coleta em prol de cooperativas e famílias carentes da região, que transformam o produto em sabão para venda.

    Para sustentar e reforçar o planejamento de suas ações, a Comissão de Responsabilidade Socioeconômica e Ambiental promoveu, ao longo do ano de 2014, uma série de eventos presenciais, entre eles um dos mais importantes do calendário anual do setor: o Encontro de Multiplicadores. Além disso, foram desenvolvidas diversas ações de capacitação de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários em ações socioeconômicas e ambientais.

    As compras públicas sustentáveis, geradoras de eficiência e redução de custos para a Administração Pública, bem como o repasse a instituições cadastradas de valores referentes a multas em processos trabalhistas e outras verbas judiciais, também foram tópicos relevantes dentro do campo de atuação da CRS.

    Inteligência - O processo de comprometimento do público interno do TRT-PR com as boas práticas sustentáveis passa pela certificação das unidades judiciárias e administrativas do tribunal com o Selo Inteligência Socioambiental. Este selo é um símbolo de reconhecimento e incentivo às unidades que conseguem, através do trabalho dos seus multiplicadores, implantar ações de promoção da sustentabilidade. No ano de 2013, eram 108 as unidades certificadas, 54 na capital e 54 no interior. Em 2014, o número saltou para 135, sendo 65 na capital e 70 no interior - um aumento de 25%. A meta para 2015 é que 100% das unidades conquistem a certificação.

    Na área educacional, o Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba, destinado à formação de jovens em situação de risco social nas áreas de informática e cidadania, também atingiu um desempenho acima da expectativa, com a colaboração de 31 voluntários apenas na primeira turma de 2014 e a formação de 19 jovens. Além disso, o curso de Líbras, ou Língua Brasileira de Sinais, e os programas Alfabetização, Leitura para Todos e Agrinho também contribuíram para capacitar e incentivar boas práticas entre jovens e adultos.

    Em 2014, alcançaram destaque também campanhas sociais desenvolvidas no TRT-PR, como o Natal Solidário, o Inverno Solidário, a Farmácia Solidária, a Biblioteca Solidária e a Páscoa Solidária, com arrecadação e distribuição de material para comunidades e instituições de proteção e acolhimento de pessoas carentes.

    Fonte: TRT-PR

    Siga o CNJ:

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-ambiental-ganha-adeptos-no-parana/164976897

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)