Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal capixaba inicia mutirão carcerário para revisar prisões

    há 9 anos



    O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza, entre 16 de março e 10 de abril, mais um mutirão carcerário em todas as Varas Criminais do Poder Judiciário Estadual, com exceção das Varas de Execução Penal. O Ato Normativo nº 31/2015, da Presidência do tribunal que instituiu o mutirão, foi publicado no Diário da Justiça de terça-feira (3/3).
    A ação tem como objetivo revisar formal e fundamentadamente todos os decretos de prisão provisória, caso seja necessário. A orientação para a realização deste evento é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Coordenadora do Mutirão Carcerário 2015, a juíza Gisele Souza de Oliveira reforça que o objetivo da ação é dar seguimento à política que o CNJ adota há alguns anos, por meio do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF), que orienta os tribunais para que as revisões sejam realizadas sempre que necessárias. Cada magistrado fará a revisão dos processos que tramitam em suas respectivas varas. "Eles terão total independência. Será a oportunidade de reavaliar a prisão sem invadir a liberdade dos juízes. Os casos serão analisados um a um”, explicou a juíza.

    Ainda de acordo com a magistrada, os Três Poderes têm responsabilidade com a superlotação dos presídios."A responsabilidade do Poder Executivo é direta. Contudo, não podemos negar que o Judiciário também cria impacto. Diante desse cenário, passou-se a adotar como política que também atuemos no sentido de evitar a superlotação, revisando as prisões que não são mais necessárias”, ponderou a juíza.

    Medidas cautelares - O presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, levou em consideração os seguintes pontos ao instituir o mutirão: a conveniência da constante prática de serviços extraordinários para controle e fiscalização de todos os inquéritos e processos de presos provisórios e condenados, além da necessidade de verificação e aplicação, nos casos possíveis, das medidas cautelares diversas da prisão preventiva, conforme dispõe a Lei nº 12.403/2011. Outro ponto fundamental da medida é o acompanhamento da moderna política criminal, buscando garantir maior segurança jurídica aos serviços judiciários.



    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-capixaba-inicia-mutirao-carcerario-para-revisar-prisoes/171526504

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)