Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Processos em andamento refletem grande procura aos Juizados especiais

    há 12 anos
    O número de jurisdicionados que procuram os Juizados Especiais das zonas Norte e Sul de Macapá vem contribuindo, progressivamente, para o aumento das demandas processuais nessas unidades. Segundo o Juiz César Scapin, titular do Juizado Sul, em 2006, quando o Juizado foi instalado, era pouco mais de mil a quantidade de processos. Atualmente, esse número já se aproximam dos 4,5 mil processos em andamento.

    O magistrado acredita que o aumento da população e a área de cobertura do Juizado justificam esse crescimento. “Hoje atendemos do Bairro do Buritizal até o Distrito da Fazendinha”, reforçou. Ele destaca que a instalação do Juizado Sul foi uma atitude de ousadia do Tribunal de Justiça, à época, ao desmembrar o Juizado Central com o objetivo de realizar um atendimento mais próximo das populações dos bairros mais afastados do Centro da cidade.

    Para o Juiz Marconi Marinho Pimenta, coordenador do Juizado Norte, com o desmembramento, a demanda reprimida, que na grande maioria tem dificuldades financeiras para se deslocar até o Fórum da Capital, foi a grande beneficiada. Antes, muitas pessoas deixavam de reivindicar seus direitos porque moram nos bairros distantes do Fórum de Macapá, agora, afirmou o magistrado, “as pessoas aprenderam a vir sem medo expor suas necessidades, dificuldades e requerimentos. Nossos Juizados têm a cara do cidadão”.

    A maioria das reclamações que dão entrada nos Juizados são demandas embasadas no Direito do Consumidor, explicou o Juiz César Scapin. Dentre estas, destacam-se as decorrentes de cobranças de encargos moratórios excessivos; cobrança indevida de emissão de lâmina de carnê pago; tarifas de contraprestação de operações bancárias; contratos de financiamentos já liquidados e outros mais.

    Do TJAP

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processos-em-andamento-refletem-grande-procura-aos-juizados-especiais/201776152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)