Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gilmar Mendes abre Semana de Conciliação em São Paulo

    há 14 anos

    Foi aberta oficialmente em São Paulo, pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, a Semana Nacional da Conciliação, que será realizada em todo o Brasil até o próximo dia 11. A cerimônia ocorreu no Salão de Atos Tiradentes do Memorial da América Latina, com a presença dos presidentes de todos os tribunais de São Paulo, do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, do secretário geral do CNJ, juiz Rubens Curado e do conselheiro Felipe Locke Cavalcanti. São Paulo é o estado da federação que concentra o maior número de processos em tramitação no Brasil e a expectativa é de que 70 mil ações judiciais sejam solucionadas durante a semana, por meio da conciliação, nos três ramos da Justiça (Estadual, Trabalhista e Federal).

    Em seu discurso de abertura, o ministro Gilmar Mendes disse que a Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado para solucionar as demandas da Justiça onde tramitaram, no ano passado, 70 milhões de processos. O ministro fez um apelo aos administradores, empresários, juízes e legisladores para "revisar nossas práticas para o uso responsável da Justiça".

    Audiências - Para a realização das 12.550 audiências marcadas em conjunto pelos Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) foi organizada uma mega estrutura no Memorial da América Latina, onde normalmente acontecem eventos culturais e o acesso é facilitado pela ligação direta com a estação do metrô, além de ser servida por várias linhas de ônibus urbanos. Em uma área de 3,5 mil metros quadrados, foram montadas três tendas de cores diferentes para facilitar o atendimento à população: a cor azul, para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região; verde para atender as ações do Tribunal Regional Trabalhista da 2ª Região e a cor amarela para o Tribunal de Justiça.

    A presidente do Tribunal Regional Federal, Marli Ferreira, disse que nesta Semana da Conciliação, muitos processos em pauta são referentes a contratos habitacionais entre mutuários e a Caixa Econômica Federal, além de ações relacionadas ao INSS, como revisão de aposentadorias. Segundo ela, a média de acordos que a Justiça Federal tem registrado nos mutirões de audiências de conciliação para processos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é de 70%. Já na área previdenciária, os acordos variam de 35% a 40%.

    Após a abertura do evento, o ministro Gilmar Mendes foi até as bancas de conciliação onde assinou três acordos feitos pelos Tribunal de Justiça, Tribunal do Trabalho e Tribunal de Justiça Federal.

    EF/MM

    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilmar-mendes-abre-semana-de-conciliacao-em-sao-paulo/2028794

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)