Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Judiciário cria comitê interinstitucional de desjudicialização

    há 9 anos
    A presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargadora Sueli Pini, e o corregedor-geral, desembargador Carmo Antônio de Souza, assinaram o Ato Conjunto nº 0359/2015-GP/CGJ que trata da implantação do Comitê Interinstitucional Estadual da Desjudicialização.

    A função do Comitê será agir de forma conjunta com o Ministério Público, Defensoria e Procuradoria do Estado, Procuradoria do Município, Secretarias de Administração e de Saúde do Estado e Municípios e OAB/AP. Caberá também elaborar estratégias e implantar mecanismos de gestão das demandas de massa, dentre outras atribuições.

    O acesso à Justiça trouxe avanços para a cidadania, porém o volume elevado de demandas processuais agravou a solução e a entrega da jurisdição. A presidência do TJAP, preocupada com a exacerbante cultura da judicialização, acredita que práticas como a conciliação e a gestão de massa darão uma resposta mais rápida e eficiente à sociedade.

    “Nas últimas décadas, tornou-se comum transferir a solução dos conflitos sociais e as omissões de políticas públicas para o Judiciário, quando sabemos que parte destas lides podem ser resolvidas fora dos tribunais”, enfatiza a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini.

    O Comitê Interinstitucional Estadual da Desjudicialização é composto pelos seguintes membros: desembargadores Sueli Pini e Carmo Antônio de Souza; juízes João Teixeira de Matos Junior, Paulo César do Vale Madeira, Eduardo Navarro Machado e Fábio Santana dos Santos e os servidores Sônia Regina dos Santos Ribeiro e José Adilson dos Santos Pantoja.

    Fonte: TJAP

    • Publicações28684
    • Seguidores1443
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-cria-comite-interinstitucional-de-desjudicializacao/207037703

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)