Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho em Campinas mede tempo de tramitação de processos

    há 14 anos

    Segundo dados compilados pelo Serviço de Estatística e Informações do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP), relativos ao ano de 2009, na referida Justiça do Trabalho, um processo necessita, em média, de 1.677 dias, ou aproximadamente quatro anos e sete meses, para ser concluído, desde o ajuizamento até o fim da execução da sentença.

    O prazo refere-se às ações que tramitam no rito ordinário e a pesquisa leva em conta todas as fases processuais: audiência inicial de tentativa de conciliação; audiência de instrução para a demonstração dos fatos controvertidos por meio da realização das provas, observando-se os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa; e proferimento, liquidação e cumprimento da sentença. Nas ações cujo valor da causa não passa de 40 salários mínimos, que são submetidas ao rito sumaríssimo, a duração média cai para 1.019 dias ou dois anos e nove meses.

    A estatística inclui os processos resolvidos por acordo. Em 2009, foram conciliados 99.934 ações na 15ª Região, ou seja, 42,6% do total de 234.500 processos solucionadas no ano.

    No rito ordinário, cada ação demanda, em média, 654 dias para ir do ajuizamento à liquidação da sentença. No sumaríssimo, além da prioridade dada à tramitação, os processos dispensam a fase de liquidação porque as sentenças já incluem os valores devidos. Assim, do protocolo da ação à decisão do juiz, o prazo necessário, nesse rito, não chega, em média, a um ano.

    Gargalos - Os dados mostram, também, que o grande "gargalo" do processo trabalhista continua sendo a fase de execução da sentença, quando se busca a efetiva transferência dos valores devidos ao trabalhador. Atualmente, o tempo gasto com a execução em toda a 1ª Instância da 15ª Região é, em média, de 1.023 dias, no rito ordinário, e de 662 dias, no sumaríssimo.

    Os prazos mais longos nessa fase, em comparação com a fase de conhecimento, refletem o fato de muitas execuções se darem em face de empresas dissolvidas de forma inesperada ou cujos sócios desapareceram. Ou, ainda, cujo patrimônio físico foi dilapidado, inviabilizando a indicação, pelo credor, de bens passíveis de serem penhorados.

    Avanços - Apesar disso, o TRT tem avançado na efetivação das sentenças proferidas pelos juízes por meio da utilização de ferramentas como o Bacenjud e o Infojud, frutos de convênios firmados, respectivamente, com o Banco Central e com a Receita Federal. A primeira permite aos juízes bloquear diretamente das contas correntes dos executados - pessoas físicas ou jurídicas - os valores devidos nas ações.

    A outra dá, aos magistrados, acesso a informações cadastrais e econômico-fiscais das bases de dados da Receita Federal. Mas, o Regional se destaca é no emprego do Renajud, ferramenta que interliga a Justiça e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que permite a restrição judicial de veículos via internet.

    A pesquisa "Justiça em Números" do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que a Justiça do Trabalho da 15ª Região é recordista nacional, entre todos os órgãos do Judiciário, na utilização do sistema. Outra medida do TRT para agilizar essa fase do processo foi a criação, em 2009, do Grupo de Apoio à Execução (Gaex).

    Prazo médio - No Fórum Trabalhista de Campinas, cujas 12 Varas do Trabalho receberam 20.322 novas ações em 2009, os prazos médios entre o ajuizamento da ação e a total execução da sentença foram um pouco maiores: 1.634 dias no rito ordinário e 1.200 dias no sumaríssimo.

    No primeiro procedimento, apurou-se uma média de 135 dias para a realização da primeira audiência, 457 para a ocorrência da audiência de prosseguimento, 60 para o juiz proferir a sentença, 126 para a apuração dos valores devidos e

    856 para a execução da sentença.

    No rito sumaríssimo, foram 97 dias até a primeira audiência, 400 para a realização da audiência de prosseguimento, 46 para o juiz proferir a sentença e 657 para a execução. O Fórum atende não só as demandas do município-sede do TRT mas, também, as das cidades de Valinhos e Jaguariúna, totalizando 1.213.257 habitantes, segundo estimativa de 2009 do IBGE.

    Fonte: TRT 15

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1916
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-em-campinas-mede-tempo-de-tramitacao-de-processos/2135047

    Informações relacionadas

    PROCESSOS DE RITO ORDINÁRIO DURAM EM MÉDIA 4 ANOS E 7 MESES NA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO

    Jonatas Melo, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Quanto tempo demora um processo que está concluso para sentença?

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-93.2008.5.02.0040

    Enviar Soluções, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Pequenas causas: 5 dicas para entrar com uma ação

    Jessica Lobato, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Recurso de Apelação

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa tarde, meu processo já foi julgado e foi 8 votos a meu favor, eu entendo que ganhei, agora gostária de saber se demora muito pra eu receber, muito obrigada. continuar lendo