Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Aberta torna transparente realidade no Poder Judiciário

    há 16 anos

    Ao completar um ano na Corregedoria Nacional de Justiça, o ministro César Asfor Rocha destaca a importância do Sistema Justiça Aberta para que o Conselho Nacional de Justiça possa cumprir a missão constitucional de formular políticas de gestão para o Judiciário. O Sistema desenvolvido na Corregedoria já cadastrou a totalidade das serventias judiciais estaduais de primeiro grau (9.210) e das serventias extrajudiciais (13.567) em todo o País.

    "Hoje podemos dizer que a transparência no Poder Judiciário deixou de ser uma promessa e tornou-se realidade", afirma o ministro. Os dados coletados nos sistemas da Corregedoria serão disponibilizados para qualquer cidadão no site eletrônico do CNJ. "Quando assumi, em 15 de junho do ano passado, sequer o número de juízes era conhecido", lembra.

    O Justiça Aberta fará o acompanhamento da produtividade de todos os magistrados. O programa iniciou com as Justiças Estaduais de Primeiro Grau, mas alcançará todo o Judiciário. Os dados coletados abrangem todo o trabalho das secretarias judiciais, como o número de decisões e sentenças proferidas, total de processos distribuídos para cada Vara judicial, despachos, audiências (marcadas e realizadas), quantidade de servidores, conciliações, autos enviados aos tribunais superiores e o número de autos conclusos ao juiz para sentença há mais de cem dias.

    O ministro César Rocha define o Justiça Aberta como uma das mais importantes conquistas da cidadania, pois possibilitará que o trabalho do Judiciário seja acompanhado de perto pela sociedade. Os números revelados com o acompanhamento da produtividade dos magistrados permitirão que se saiba, com maior precisão, a média de tempo de julgamento no Brasil, dado até agora inexistente. A Reforma do Judiciário criou o princípio da celeridade, mas não existiam instrumentos que permitissem uma avaliação real sobre o que pode ser considerado demora ou celeridade de julgamento.

    Processos julgados - Em um ano, a Corregedoria recebeu um total de 3.241 processos (físicos e eletrônicos, dos quais julgou 2.058 (63,49%). Do total de processos eletrônicos recebidos no CNJ no período de junho de 2007 a junho de 2008 (3.964), foram distribuídos à Corregedoria 2.196 (55,38%). Por dia, são autuados 12 processos na Corregedoria. O total em tramitação hoje é de 1.184 processos (1.023 eletrônicos e 161 físicos). Dos procedimentos julgados na Corregedoria, as representações por excesso de prazo (REPs) são em maior número - estão em tramitação hoje 608. A seguir, vêm as reclamações disciplinares: 424. Na seqüência, estão os 113 procedimentos avulsos (petições, denúncias, reclamações e pedidos que não se enquadram nas classes de procedimentos previstos no CNJ), processos de revisão disciplinar (19), 12 sindicâncias, três procedimentos de controle administrativo, três correições, um processo administrativo disciplinar e um pedido de providências.

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-aberta-torna-transparente-realidade-no-poder-judiciario/25702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)