Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    N?meros comprovam efici?ncia do Projudi em Roraima

    há 16 anos

    O Estado de Roraima começou a utilizar o Sistema CNJ de Processo Eletrônico, o Projudi, desde o dia 27 de janeiro de 2007. Após 13 meses, as estatísticas não deixam dúvidas quanto ao sucesso do projeto, que permite a tramitação eletrônica de processos judiciais via internet.

    O Projudi foi implantado, inicialmente, em quatro juizados cíveis e criminais da capital Boa Vista. Nesses postos, os processos levavam cerca de 160 dias para serem concluídos, mas, com o Sistema CNJ de Processo Eletrônico, esse tempo caiu, em média, para 45 dias.

    Além de agilizar a tramitação dos processos, o Projudi propiciou outras vantagens para o Judiciário de Roraima. De acordo com o administrador do Projudi no estado, Victor Brunno Fernandes, os quatro juizados gastavam cerca de R$ 20 mil por ano com material de expediente, necessário à composição dos processos em papel. Esse valor baixou para cerca de R$ 8 mil, uma redução de 60%.

    Os benefícios não param por aí, porque o sistema gera, ainda, bons resultados para a conservação do meio ambiente. "Em um ano, economizamos cerca de uma tonelada de papel, 100 mil litros de água e cinco mil quilowatts de energia", afirma Brunno. Devido às melhorias trazidas pelo Projudi, o TJ/RR já iniciou a expansão do Sistema CNJ de Processo Eletrônico para a Justiça comum, na 1ª Vara Criminal. A intenção do Tribunal é instalar o processo eletrônico em todo o estado, até agosto desde ano.

    Para concretizar esse projeto em Roraima, Conselho Nacional de Justiça repassou ao TJ/RR 100 computadores, 140 digitalizadores, 15 servidores e três notebooks. O sistema foi desenvolvido em software livre pelo CNJ e distribuído gratuitamente a todos os órgãos interessados. Já está em funcionamento em 25 estados.

    As vantagens do Projudi são inúmeras, tanto para o Judiciário quanto para a população. Os processos ficam acessíveis na internet a todas as partes envolvidas e disponíveis a qualquer hora do dia. Por meio do nome de usuário e da senha de acesso, os advogados podem fazer petições, protocolar documentos e acompanhar os processos; e o juiz pode despachar diretamente no sistema. Os envolvidos também podem consultar todas as etapas do trâmite processual. Desse modo, é possível acessar o processo de qualquer lugar, simultaneamente com outras pessoas. Basta se cadastrar. Isso proporciona maior agilidade, transparência e rapidez no trâmite judicial.

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações226
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/n-meros-comprovam-efici-ncia-do-projudi-em-roraima/293

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)