Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça conclui curso de mediação e forma 35 conciliadores no Pará

    há 8 anos
    Mais 14 conciliadores e mediadores judiciais foram certificados, no dia 4 de março, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Ao todo, 35 alunos concluíram o Curso de Formação de Mediadores em 2015. Outros 160 estão em formação. A coordenadora do Nupemec, desembargadora Dahil Paraense, e autoridades presentes entregaram os certificados.

    Segundo a juíza, para ser mediador é obrigatório o curso de formação, conforme resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Na seleção, escolhemos aqueles que têm perfil para lidar com as partes, saber ouvir, ter paciência e facilidade de comunicação. No curso, eles vão aprender as técnicas de solução de conflitos para ajudar as partes com imparcialidade”, disse.

    A partir de agora, os novos mediadores assinarão termo de compromisso para atuar 16 horas por mês, por um ano, como voluntários nos Centros de Solução de Conflitos (Cejuscs) e nos Juizados Especiais. Atualmente, há Cejuscs em Belém, Santarém, Paragominas e Parauapebas. A expectativa é que, ainda em 2016, sejam instalados novos centros em Ananindeua e Castanhal.

    Metodologia - O professor universitário e advogado Sérgio Paes, 40 anos, que concluiu o curso, afirma que a metodologia é uma oportunidade que o Judiciário tem de diminuir o acervo processual. “A mediação é mais uma proposta para ajudar a desafogar o judiciário e uma forma de sensibilizar a comunidade que os conflitos podem ser resolvidos com mais facilidade”, destacou.

    O curso aborda princípios da mediação, além de um panorama geral da mediação judicial. A carga horária é de 40h para a parte teórica e 60h para a prática. A última ocorre nas varas, nos Cejusc e nos mutirões. O Nupemec é a unidade articuladora de todos os Cejuscs.

    Fonte: TJPA

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-conclui-curso-de-mediacao-e-forma-35-conciliadores-no-para/314894338

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)