Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes receberão treinamento para gestão de varas criminais

    há 13 anos

    Juízes federais de todo o país poderão dar continuidade ao seu aperfeiçoamento profissional por meio de curso de capacitação voltado para a implantação do Plano de Gestão para Varas Criminais e de Execução Penal, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em março de 2009. As diretrizes nesse sentido foram tratadas nesta quarta-feira (2/3), em reunião entre o conselheiro Walter Nunes da Silva Jr, coordenador do plano, com representantes do Centro de Estudos Judiciários, órgão do Conselho da Justiça Federal (CJF).

    De acordo com o conselheiro, a ideia é que as escolas regionais repliquem o curso sobre o tema, que já foi realizado em novembro do ano passado, inicialmente com cerca de 150 magistrados federais. “A ideia é que todos os juízes federais com competência na área criminal façam o curso”, disse o conselheiro.

    A coordenação científica e elaboração do conteúdo ficaram a cargo do CNJ. As aulas, por sua vez, foram organizadas e oferecidas pelo Centro de Estudos Judiciais, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no módulo à distância, por meio de vídeos e outros materiais disponibilizados pela internet. A abertura do curso foi feita pelo presidente do CNJ e também do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso.

    O objetivo da reunião com o Centro de Estudos Judiciais foi estabelecer a forma como esse curso poderá ser reproduzido pelas escolas regionais da magistratura federal. Segundo Walter Nunes, o pojeto foi alterado para que as escolas ofereçam o curso pela modalidade semi-presencial.

    A criação do curso foi uma meta fixada pelo CNJ por ocasião da aprovação do Plano de Gestão. Na ocasião, o CNJ aprovou também o Manual Prático de Rotinas das Varas Criminais e de Execução Penal, para ajudar os juízes a estabelecerem práticas que permitam maior eficiência ao sistema penal e a prestação jurisdicional. O conteúdo das aulas foi elaborado justamente com base nesses dois documentos.

    Juízes estaduais - O curso está em sua segunda edição e está sendo ministrado para juízes estaduais pela Enfam e o CNJ, também no módulo à distância. A intenção, de acordo com o conselheiro, é disseminar o Plano de Gestão em todo o país.

    A criação do Plano de Gestão para Varas Criminais e de Execução Penal e do Manual Prático de Rotinas das Varas Criminais foi uma das iniciativas do Ano da Justiça Criminal, definido pelos presidentes dos 91 tribunais fevereiros, durante o 3º Encontro Nacional do Judiciário. Os documentos resultaram de uma série de estudos conduzidos por um grupo de trabalho coordenado pelo conselheiro Walter Nunes.

    O plano estabelecido pelo CNJ contempla uma série de propostas para a modernização do sistema penal brasileiro, entre os quais, a realização de depoimentos e audiências por videoconferência e a fixação de rotinas para controle dos prazos de prescrição nos tribunais e juízos dotados de competência criminal.

    O documento prevê também o uso de sistemas eletrônicos para agilizar a comunicação das prisões em flagrante, assim como o monitoramento eletrônico dos presos que cumprem pena em regime domiciliar.

    Giselle Souza

    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-receberao-treinamento-para-gestao-de-varas-criminais/3196317

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)