Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Realização de audiências de custódia para adolescentes avança no MA

    há 8 anos
    Audiências de custódia com adolescentes apreendidos em flagrante por ato infracional na capital são realizadas pela 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís (2ª VIJ). No caso de prisão em flagrante de adultos, a realização de audiências de custódia cabe ao plantão judiciário forense. Até o dia 6 de maio, foram realizadas 43 audiências, com 36 liberações e 7 conversões em internação provisória. Das 21 apreensões, 20 resultaram em remissão cumulada com medida socioeducativa em meio aberto e uma em remissão pura (perdão). A quase totalidade das apreensões de adolescentes foi motivada por roubo.

    A 2ª VIJ realiza audiência de custódia de adolescente apreendido desde 16 de fevereiro deste ano. Na audiência de custódia, o juiz aprecia a legalidade da apreensão em flagrante do adolescente. Só pode ser lavrado o flagrante se o ato infracional envolver violência ou grave ameaça, como previsto no artigo 173 do Estudo da Criança e do Adolescente (ECA). Se considerada ilegal, a apreensão é relaxada. Mas, se constada a legalidade da apreensão, o adolescente responde em liberdade ou é internado provisoriamente.

    Na maioria das audiências com adolescentes, o ato infracional é resolvido de imediato com a remissão pura (perdão) ou cumulada com medida socioeducativa em meio aberto (transação penal), como reparação do dano, prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida. A internação provisória, como previsto no artigo 108 do ECA, será no prazo máximo de 45 dias apenas quando houver indícios suficientes de autoria e materialidade e demonstrada a necessidade imperiosa da medida, envolvendo violência ou grave ameaça à pessoa.

    Tortura - Na maioria das apreensões, os adolescentes relataram maus-tratos e torturas por policiais. A pedido do Ministério Público e da defesa, o juiz José dos Santos Costa remeteu cópia dos autos à Promotoria de Justiça de Crimes contra Criança e Adolescente e à Corregedoria da Polícia Militar para apuração das ocorrências.

    Ainda segundo informações da vara, na quase totalidade das apreensões, os adolescentes foram transportados em porta-malas de viatura policial, contrariando o artigo 178 do ECA, que proíbe a condução de adolescente em compartimento fechado de veículo policial, “em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade”.

    Fonte: CGJ-MA

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2910
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/realizacao-de-audiencias-de-custodia-para-adolescentes-avanca-no-ma/338587526

    Informações relacionadas

    Robson Silva, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Relaxamento da internação provisória

    Eric Rafael Macedo, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Pedido de Liberdade A apreensão de adolescente por Tráfico de Drogas.

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O adolescente infrator pode ser algemado? - Valdirene Aparecida dos Santos

    Isadora Marques Barreto, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 meses

    Audiência de Custódia para Adolescentes Infratores: Um Direito Fundamental.

    Empréstimo Consignado, morte do correntista, descontos indevidos das parcelas pós-óbito, realizado(s) pelo(s) Banco(s)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)