Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidora da VIJ-TJDFT fala sobre adoção internacional

    há 11 anos

    A preparação como processo mediador das dores na adoção internacional é tema de artigo de autoria da secretária executiva substituta da Comissão Distrital Judiciária de Adoção, Janaina Simas Souza, graduada em Psicologia e especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto. Segundo Janaina, a adoção internacional é complexa, mas possível. "Para que dê certo, todos os atores precisam estar de fato envolvidos", ressalta.

    De acordo com a autora, inexiste adoção internacional que não envolva dor, sofrimento e insegurança. "Ao trabalhar com adoção internacional e ter contato mais próximo com essas crianças e adolescentes, percebemos a extrema importância de a própria equipe psicossocial do Judiciário, os adotandos e os adotantes estarem preparados para lidar com as inúmeras adversidades que se farão presentes até a concretização da adoção", diz.

    No artigo intitulado "Preparação: o processo mediador das dores na adoção internacional" , Janaina explica que, ao longo da passagem da família biológica para a instituição de acolhimento e da transição para a família adotiva estrangeira, muitos vínculos são rompidos e outros começam a se formar. "Assim, não é possível falar da trajetória dessas crianças/adolescentes sem se aprofundar no processo de luto que vivenciam", completa a autora.

    Janaina esclarece que são muitas as mudanças e rupturas no processo de adoção internacional e em um tempo cronológico exíguo, que nem sempre condiz com o tempo psíquico dos adotandos. Além do rompimento de vínculos, há perda dos valores e da cultura em que foram criados, entre outras rupturas. "Assim, exige-se alto investimento emocional e cognitivo por parte da criança no sentido de se adaptar ao novo contexto familiar e social no qual será inserida", destaca.

    Fonte: TJDFT

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-da-vij-tjdft-fala-sobre-adocao-internacional/100308668

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)