Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Militar de São Paulo inaugura sistema de teleaudiências

    há 11 anos

    Compromissado em melhorar continuamente os seus processos de trabalho, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), mediante convênio de cooperação com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o governo do estado, por meio das secretarias de Gestão Pública e de Administração Penitenciária, concluiu, em setembro, a instalação dos equipamentos que viabilizam a realização de teleaudiências. A concretização de atos processuais por meio tecnológico visa dar maior celeridade e economia à instrução criminal.

    Atualmente, já existem no estado aproximadamente 70 salas na capital e no interior que possuem o sistema de teleaudiências, incluindo fóruns estaduais e federais, centros de detenção provisória, penitenciárias e o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes.

    Entre os benefícios proporcionados pelo sistema de teleaudiências está a eliminação da expedição de cartas precatórias, cartas de ordem e cartas rogatórias, o que agiliza atos como citação, intimação, interrogatório e oitiva de testemunhas, entre outros, poupando o trabalho de juízes deprecados e rogados e de seus auxiliares. As teleaudiências contribuem também para a diminuição dos riscos de fuga e de resgate de presos perigosos durante transferências ou deslocamentos.

    Com o uso da tecnologia, reduz-se também a necessidade de deslocamentos de réus, defensores, peritos, testemunhas e vítimas por grandes distâncias, com economia de tempo e recursos materiais com viagens. Há ainda economia de recursos públicos empregados na escolta e no transporte de presos, aí incluídas diárias de policiais e agentes, permitindo a liberação desses efetivos para o patrulhamento ostensivo nas ruas e o combate ao crime.

    Segurança - As teleaudiências são transmitidas em alta resolução por meio de uma rede de comunicação privada que garante total segurança do sistema, incluindo dados criptografados e equipamentos como videofones para conversas reservadas entre réus e defensores, televisor LCD, câmera multidirecional, câmera para registro de assinatura de documentos, mesa de controle do operador, telefone com conexão direta com fóruns e unidades prisionais, entre outros. As teleaudiências são gravadas, armazenadas no banco de dados da Prodesp e o acesso a elas é restrito aos usuários credenciados.

    Até o início de outubro, já haviam ocorrido 11 teleaudiências para realização de atos como interrogatórios e citações com os fóruns de Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Araçatuba e Campinas, com os CDPs de Caraguatatuba e de Osasco e com a Penitenciária II de Presidente Venceslau.

    Segundo o juiz de direito substituto Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, além da celeridade processual, que resulta na redução de prazos, a utilização da teleaudiência gera uma economia geral. "A teleaudiência reduz o dispêndio financeiro tanto para o Poder Judiciário, pois evita gastos com diligências, como para o jurisdicionado, que não precisa arcar com despesas próprias ou de advogados para se descolar até o edifício-sede do TJMSP, que fica localizado no centro da capital", afirmou.

    Fonte: TJMSP

    Siga o CNJ:

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-militar-de-sao-paulo-inaugura-sistema-de-teleaudiencias/100708034

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)