jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2020

Parceria possibilita consulta de atos notariais pela internet

Conselho Nacional de Justiça
há 7 anos

Uma parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL), a Associação de Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL) e a Anoreg Brasil vai possibilitar a implantação, no estado, do sistema Integra Brasil, que permite o intercâmbio de informações entre cartórios extrajudiciais e órgãos do Poder Judiciário por meio da internet. A instalação do sistema, que usa certificação digital, encontra-se na etapa final de avaliação.

Sergipe foi o primeiro estado a utilizar o Integra Brasil, em 2011. O sistema também foi implantado no Amazonas e no Rio Grande do Norte. Pelo dispositivo, os atos notariais e registrais são disponibilizados de forma eletrônica, possibilitando aos magistrados o acesso a solicitações de indisponibilidade de bens, informações relativas à instrução processual, entre outras.

O sistema é uma ferramenta importante para inibir a fraude dos selos e atos notariais, além de permitir celeridade na prestação jurisdicional e aproximar o Poder Judiciário das serventias extrajudiciais.

Fonte: CGJ-AL

Siga o CNJ:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)