Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Entenda as diferenças entre detenção, reclusão e internação

há 9 anos

Divulgação/CNJ

Entenda as diferenas entre deteno recluso e internao

Detenção e reclusão se diferem da internação porque são aplicadas a adultos, pessoas com idade superior a 18 anos, enquanto a internação é aplicável a adolescentes, pessoas que têm entre 12 e 18 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido como ECA (Lei n. 8.069/1990). A natureza dos conceitos também opõe detenção e reclusão, que são penas, à internação, que é uma medida socioeducativa.

De acordo com o artigo 33 da Lei n. 7.209/1984, a pena de reclusão tem de ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto. A pena de detenção pode ser cumprida no regime semiaberto ou aberto. Segundo a mesma lei, que modificou o Código Penal, o regime fechado é a pena que se cumpre em “estabelecimento de segurança máxima ou média”. Colônias agrícolas, industriais ou casas prisionais semelhantes são locais onde se pode aplicar o regime semiaberto, enquanto a casa de albergado é a unidade onde condenados devem cumprir o regime aberto, segundo a lei.

A internação é uma das 12 medidas que o Poder Judiciário pode aplicar ao adolescente que comprovadamente tiver cometido ato infracional, de acordo com o Capítulo IV do ECA. A restrição de liberdade poderá durar no máximo três anos, sendo que a manutenção da internação deverá ser reavaliada a cada seis meses. Ao completar 21 anos, qualquer pessoa condenada à medida socioeducativa da internação será liberada obrigatoriamente.

Há apenas três hipóteses para a aplicação de uma medida de internação a um adolescente. Quando o ato infracional for cometido “mediante grave ameaça ou violência a pessoa”, quando houver reincidência de outras infrações graves e quando o adolescente descumprir reiterada e injustificadamente a “medida anteriormente imposta”, de acordo com o artigo 122 do ECA, o juiz poderá determinar a medida de internação. O artigo 123 do ECA explicita que o local da internação deverá ser entidade exclusivamente dedicada a adolescentes internados e que os internos serão separados de acordo com a “idade, compleição física e gravidade da infração”.

Agência CNJ de Notícias

Siga o CNJ:

  • Publicações28684
  • Seguidores1438
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22911
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-as-diferencas-entre-detencao-reclusao-e-internacao/164468547

Informações relacionadas

Fabio Rabello, Advogado
Artigoshá 3 anos

O que é um Ato Infracional e quais as suas consequências?

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

O objeto e a aplicação da Lei de Execução Penal

Jonathan Ferreira, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Da assistência aos condenados e internados

Igor ., Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Notitia criminis e delatio criminis

Carlos Alberto Gonçalves Junior, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que é RDD (regime disciplinar diferenciado)? Como funciona?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Foi bom, afinal estou estudando para prova da OAB. Deus é pai continuar lendo