Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa vai expedir 100 mil documentos para os índios, diz conselheiro

    há 12 anos



    Na abertura do mutirão do Programa Cidadania, Direito de Todos nesta sexta-feira (31/8), em Cacoal, município de Rondônia, o presidente da Comissão de Acesso à Justiça e à Cidadania do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Ney Freitas, anunciou que o programa objetiva emitir cem mil documentos para a população indígena. “Nesta ação, deveremos entregar 1.500 documentos. Em todo o Brasil, foram mais de 17 mil. No entanto, nossa meta é chegar a 100 mil documentos”, afirmou.

    Essa é a primeira vez que o Cidadania, Direito de Todos acontece em Rondônia. A ação será realizada em Cacoal até domingo (2/9) e atenderá os índios da etnia Suruí. Entretanto, a expectativa é que outros mutirões sejam promovidos futuramente para fornecer documentos aos índios CintaLarga, Kwaza, Mekuenz e Apuriná, que também vivem na região.

    No mutirão, os índios puderam retirar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) e demais documentos civis – como a Certidão de Nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF) e carteiras de identidade e de trabalho. Na ocasião, eles também puderam se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal, para teracesso a benefícios sociais, e atendimento médico e odontológico.

    Formalização – Ney Freitas destacou que a documentação básica garantirá direitos básicos aos índios, entre eles atendimento em postos de saúde e acesso a escolas da rede pública de ensino. “O povo indígena é o primeiro cidadão deste país. Esse projeto tem por objetivo formalizar essa cidadania”, afirmou o conselheiro.

    O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Roosevelt Queiroz, também destacou a parceria. “Estamos parceiros nesta ocasião, e muito felizes com isso. Que todos tenham um bom trabalho”, afirmou. Sentimento semelhante expressou Claudia Lucena, secretária de Estado e Assistência Social de Rondônia. “É um prazer trazer essa oportunidade de exercício da cidadania para a nação Surui, povo tão importante para o Estado de Rondônia. Essa união de esforços entre o Judiciário e o Governo é muito importante”, disse.

    Parcerias – A ação em Cacoal foi organizada pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Receita Federal, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a Secretaria de Estado de Ação Social, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Emater, a Secretaria de Estado da Educação,registradores civis, a Secretaria de Estado da Justiça, a Polícia Civil, a Aeronáutica e o Exército.

    Giselle Souza



    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-vai-expedir-100-mil-documentos-para-os-indios-diz-conselheiro/172169928

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)