Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho promoverá seminário sobre efetividade da execução trabalhista

    há 9 anos

    O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Escola Nacional de Formação dos Magistrados do Trabalho (Enamat), com apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET) anunciaram a realização do I Seminário Nacional Sobre Efetividade da Execução Trabalhista. O evento será nos dias 7 e 8 de maio de 2015 no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, e terá palestrantes de alto nível, que tratarão sobre a execução na Justiça do Trabalho com o slogan “Execução Trabalhista Efetiva: Questão de Justiça”. A abertura será feita pelo presidente do CSJT e do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

    O coordenador da CNEET, juiz do Trabalho Homero Batista Mateus da Silva (TRT da 2ª Região/SP), explicou que o seminário será um dos pontos altos da comissão em 2015 e que os Tribunais do Trabalho serão incentivados a participar com um expressivo número de magistrados. Segundo ele, a expectativa é atrair um público estimado em mil participantes, entre juízes, advogados, servidores do judiciário, acadêmicos e membros do Ministério Público.

    O objetivo principal do seminário é tratar o panorama atual da execução trabalhista e algumas propostas de melhoria. “Teremos uma palestra especifica sobre o projeto de lei que trata da agilidade e mudanças de prazo da execução trabalhista”, informou o juiz. Um dos temas, como a Execução contra a Fazenda Pública, será debatido por estudiosos envolvidos com a cobrança de dívida trabalhista do setor público e trará as experiências nessa área.

    De acordo com informações do juiz Homero Mateus, o panorama da execução hoje no Brasil é desalentador. “A alta taxa de congestionamento, uso de laranjas, testas de ferro e falências fraudulentas prejudicam a efetivação da execução trabalhista”, destacou. A taxa de congestionamento da Justiça do Trabalho em 2014 foi de 69,36%. Foram iniciados 570.436 processos de execução em 2014 e baixadas 695.073 execuções trabalhistas.

    Fonte: CSJT

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações205
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-promovera-seminario-sobre-efetividade-da-execucao-trabalhista/181112515

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)