Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GMF aponta medidas para enfrentar problema penitenciário em Goiás

    há 9 anos
    O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado de Goiás (GMF-GO), sob a coordenação do juiz Átila Naves Amaral, 1º auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJ-GO), se reuniu na tarde de segunda-feira (27/4) com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSP-GO), Joaquim Mesquita, e juízes da área criminal, coordenadores de cartório e representantes do grupo executivo do GMF. O objetivo foi buscar medidas alternativas por meio de um conjunto de ações que possam combater efetivamente os problemas que assolam o sistema prisional goiano.

    Um estudo aprofundado do atual sistema penitenciário com uma avaliação precisa da situação das unidades prisionais de Goiás e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, bem como as diretrizes traçadas pela legislação vigente no cumprimento da pena a fim de atender os anseios dos detentos e da própria sociedade, foram aspectos pontuados por Átila Amaral durante o encontro. Ao demonstrar a preocupação com os diversos problemas que acometem o sistema carcerário em Goiás, como a superlotação, a falta de atendimento à saúde e ineficiência na reabilitação, o juiz auxiliar destacou a necessidade de designar um magistrado para colaborar com a execução das ações que deverão ser desempenhadas dentro da CPP.

    “Por meio de um levantamento de todo o sistema prisional do estado, já em fase de elaboração pela CGJ-GO, será possível apresentar um diagnóstico completo. Queremos conhecer a fundo os problemas para que possamos melhorar e contribuir com o aprimoramento de todo o complexo penitenciário”, enfatizou, ao pontuar que a coleta de dados já foi promovida no entorno de Goiânia e região leste. Os resultados deverão ser entregues até o final de junho.

    Déficit de vagas - Para Joaquim Mesquita, o apoio do Poder Judiciário é fundamental para uma melhor gestão penitenciária. Ele afirmou que a Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), construída em 1962 e localizada em Aparecida de Goiânia, é a maior e mais antiga unidade prisional do estado, cujo déficit é de aproximadamente 5 mil vagas. Ele lembrou que o sistema prisional em Goiás não é diferente do resto do País, contudo, reconhece a necessidade de buscar o aperfeiçoamento constante. “Temos a consciência de que é preciso avançar ainda mais e o estado tem a pretensão, ainda que gradativamente, de construir novas unidades e ampliar o número de vagas no sistema prisional. As reuniões nos proporcionam a oportunidade de discutir questões práticas e alternativas importantes para otimizar nosso sistema”, acentuou.

    Segundo a juíza Telma Aparecida Alves, da 1ª Vara de Execução Penal de Goiânia, a iniciativa é de suma importância para abordar os problemas e buscar possibilidades viáveis para as demandas. “É isso que estamos fazendo a cada encontro. A discussão é pautada pela busca da efetividade”, pontou.

    Esforço conjunto - Após a reunião, a equipe esteve com o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, que reforçou aos participantes a necessidade de um esforço conjunto e conclamou o corpo de magistrados para pontuarem as dificuldades e propor soluções viáveis e imediatas, dentro das suas atribuições legais e constitucionais. “Essa questão do sistema carcerário afeta todo o Brasil e temos que buscar medidas paliativas e eficazes para atacar o cerne das dificuldades no nosso Estado”, observou.

    Na opinião do superintendente-executivo da SSP-GO, coronel Edson Costa de Araújo, também presente à reunião, os problemas demandam uma posição conjunta. “O Poder Judiciário mais uma vez nos dá alternativas e colabora com a tomada de decisões”, enalteceu.

    Fonte: TJGO

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações251
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gmf-aponta-medidas-para-enfrentar-problema-penitenciario-em-goias/184252325

    Informações relacionadas

    Leonardo Couto Vilela, Estudante de Direito
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Agravo em Execução Penal

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 7 anos

    GMF conhece boas práticas na execução penal em Goiás

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)