Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Núcleo de Conciliação de Executivos Fiscais começa a funcionar em PE

    há 12 anos
    As primeiras audiências do Núcleo de Conciliação de Executivos Fiscais Municipais da Capital, em Pernambuco, serão realizadas nesta terça-feira (24/4). O novo órgão vai funcionar como uma mesa de negociação permanente entre a Procuradoria da Fazenda do Recife e os contribuintes inadimplentes. O Núcleo está localizado no 1º andar do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra.

    As audiências vão ocorrer nas terças e quintas-feiras, das 12h às 17h. Caberá ao município analisar e indicar os processos passíveis de conciliação. Serão negociados débitos referentes a todos os tipos de tributos: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Cartão de Inscrição Municipal (CIM) e Taxas Imobiliárias e Mercantis.

    “A expectativa é realizar cinco audiências em um dia de trabalho, regularizando a situação fiscal do contribuinte convocado para a conciliação. Para obter acordos, vamos oferecer desconto de 70% nos juros e multas nos pagamentos à vista. Haverá também possibilidade de parcelar o débito em 96 vezes, mas não será oferecido nenhum tipo de desconto nesse caso”, informou a diretora da Procuradoria da Fazenda Municipal, a procuradora Juliana Santa Cruz.

    Um dos objetivos da iniciativa é reduzir o número de processos de execução fiscal na Justiça. No total, as duas varas de Executivos Fiscais Municipais acumulam 649.772 ações. Só na 1ª Vara, são 338.545 processos. A juíza titular da unidade é a magistrada Maria Eliane Cabral Campos Carvalho.

    De acordo com o juiz José Severino Barbosa, titular da 2ª Vara, onde tramitam 311.227 ações, a conciliação poderá solucionar os processos já ajuizados e também dívidas com a Fazenda que ainda estão apenas na esfera administrativa. “Espero solucionar 80% dos feitos apresentados na mesa de negociação do Núcleo de Conciliação. Outra vantagem é a possibilidade de convidar os contribuintes para negociar antes que a dívida se torne uma ação judicial”, declara o magistrado.

    Do TJPE

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações227
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nucleo-de-conciliacao-de-executivos-fiscais-comeca-a-funcionar-em-pe/201763054

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)