Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedor do TJMA faz visita surpresa em comarcas do interior

    há 13 anos

    As comarcas de Santa Rita, Rosário, Morros, Icatu, Olinda Nova, Humberto de Campos e Barreirinhas receberam visita surpresa, no último fim de semana, do corregedor-geral da Justiça do Maranhão , Antonio Guerreiro Júnior. O foco da viagem foi observar quais providências estão sendo tomadas pelo Judiciário para garantir o funcionamento de Morros e Olinda Nova, instaladas no final do ano.

    Os dois fóruns estavam fechados e sem movimentação interna. Guerreiro Júnior esteve nas duas comarcas na semana passada, quando constatou a falta de servidores e material de expediente nas unidades recém instaladas.

    “É necessário fazer com que Morros e Olinda Nova funcionem rapidamente. Não é uma cobrança exclusiva da Corregedoria, mas uma vontade também compartilhada pelas comunidades”, diz o corregedor, que defende uma nova postura do Judiciário estadual quanto à instalação de comarcas. “Só faz sentido instalar quando há capacidade de iniciar os serviços de imediato. Afinal, é para isso que defendemos o desmembramento dos termos”, observa.

    Guerreiro Júnior promete retomar este ano a inspeção das 110 comarcas estaduais – roteiro que cumpriu integralmente em 2010 – e a correição ordinária e extraordinária de varas no interior e na capital. No novo roteiro de inspeção pretende continuar a verificar melhorias e deficiências de cada unidade, a estrutura dos prédios e a condições de trabalho de servidores e juízes. “O Judiciário maranhense tem fóruns muito ruins e outros muito bons. É preciso nivelar a todos a uma estrutura moderna e ágil e providenciar novos prédios para várias comarcas, a exemplo de Imperatriz e Viana”, diz.

    Novas correições - Em 2010, os quatro juízes auxiliares da Corregedoria – Kleber Carvalho, José Nilo Ribeiro Filho, José Jorge Figueiredo e Ariane Mendes – fizeram cerca de 50 correições e têm idêntica pretensão para 2011. O corregedor assina portaria esta semana em que autoriza as novas correições.

    Ainda esta semana ele encaminha documentação em CD-ROM à corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, com os relatórios de correições na 3ª Vara de Balsas e, em São Luís, os juizados especiais de Trânsito e o 3º, 4º e 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo. Os relatórios de correições do ano passado já foram informados à ministra.

    Fonte: Corregedoria Geral da Justiça do TJMA

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedor-do-tjma-faz-visita-surpresa-em-comarcas-do-interior/2536302

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)