Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Convênio dá agilidade ao pagamento de requisições de pequeno valor

    há 8 anos
    O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) assinaram, na quinta-feira (28/1), termo de convênio que disponibiliza acesso recíproco de bases de dados processuais entre as três instituições. O convênio também permite o uso do Sistema de Gerenciamento de Precatórios e RPVs (Plataforma PRE) e do módulo Precatórios do Sistema FPE (Finanças Públicas Estaduais). O Sistema PRE torna mais célere e eficaz o processamento e pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) expedidas pelas Varas da Fazenda Pública.

    O sistema consiste numa plataforma de comunicações na internet para integrar todas as áreas durante o processo de execução, desde a apresentação do cálculo até a expedição do alvará. A solenidade realizou-se no auditório do Foro de Porto Alegre. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, falou que a assinatura do convênio é de grande importância para a sociedade gaúcha. “É uma ferramenta que vai propiciar agilidade de feitos da Secretaria da Fazenda e também para a tramitação de processos”, afirmou.

    O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, celebrou a união de esforços entre os poderes para que haja mais justiça, equilíbrio e perspectivas de melhores serviços. O procurador-geral do Estado em exercício, Leandro Augusto Nicola de Sampaio, ressaltou que o convênio é uma forma de racionalizar o trabalho e evitar o retrabalho.

    Como funciona - O Sistema PRE foi implantado como projeto piloto em 2012 nas Varas da Fazenda Pública da capital. O dispositivo substituiu a expedição da RPV em papel e reproduziu todo o fluxo da execução em meio eletrônico. Com esse procedimento, o cálculo é armazenado sem a necessidade de novos lançamentos e o próprio sistema faz a atualização de valores, a partir da correção de índices monetários e juros legais. O preenchimento dos dados no sistema já compõe um resumo para pagamento de RPV ou precatório, sem a necessidade de nova remessa dos autos à Contadoria do foro.

    A utilização do sistema permite a expedição da RPV eletrônica, que é assinada digitalmente pelo magistrado, bem como a remessa eletrônica do ofício requisitório. O sistema eletrônico tem as vantagens de uniformidade das informações, acesso por todos os operadores (advogado, membros da PGE e Sefaz, cartório e magistrados), aumento do controle gerencial, inexistência de extravio de informações, eliminação de erros por digitações repetidas e eliminação de sequestros de valores que ocorrem pelo não recebimento das RPVs na Secretaria da Fazenda.

    A implantação do sistema não provocou alteração de responsabilidades nem acréscimo de tarefas para operadores envolvidos ou custos para o Poder Judiciário. Além disso, o sistema armazena em local único todas as informações relativas aos cálculos do processo executivo, eliminando a necessidade de digitalização das mesmas informações em áreas diferentes.

    Fonte: TJRS

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações216
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/convenio-da-agilidade-ao-pagamento-de-requisicoes-de-pequeno-valor/302847541

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)