jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2022
    Adicione tópicos

    Justiça do Acre instala centros de conciliação em 100% das comarcas

    Conselho Nacional de Justiça
    há 6 anos
    O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) alcançou 100% de instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) nas comarcas do estado. O feito atende ao objetivo da atual gestão de disseminar a cultura da pacificação social. Uma das prioridades da justiça estadual, o Cejusc possui dinâmica de funcionamento que garante rapidez à resolução de problemas, antes mesmo de eles se tornarem processos judiciais. Os centros têm funcionado como um canal de aproximação entre o Judiciário e o cidadão ao estimular o hábito da solução de pendências e conflitos por meio da conciliação.

    A instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no interior do estado começou há sete meses, pela Comarca de Senador Guiomard, distante 23Km de Rio Branco. Com a instalação do Cejusc de Epitaciolândia, a 217Km da capital, o Judiciário acreano chegou à marca dos 100% em dezembro de 2015.

    Desafios geográficos - Na segunda quinzena de setembro de 2015, a presidente do tribunal, desembargadora Cezarinete Angelim, partiu para Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, dois dos municípios mais inóspitos do estado. Foram mais de duas horas a bordo de um avião monomotor da Força Aérea Brasileira (FAB), travessia de barco do rio que circunda a cidade e caminhada. Tudo para garantir a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no município. Outra decolagem foi necessária para instalar o serviço em Porto Walter.

    Na capital acreana, o Cejusc (instalado em 2011) ganhou, em 2015, espaço mais amplo e moderno e passou a funcionar no Fórum Barão do Rio Branco. Em 14 de setembro, outro centro foi instalado no estado, agora no âmbito do 2º grau. O ato contou com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Fonte: TJAC

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)