Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedoria Nacional retorna à Bahia para revisar inspeção

    há 12 anos

    Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça estará na Bahia, a partir desta segunda-feira (23/7), para fazer a revisão das inspeções já realizadas na Justiça Comum do Estado. O objetivo é verificar quais as medidas já adotadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), com vistas a garantir o cumprimento das determinações e recomendações feitas pelo CNJ para modernizar as rotinas de trabalho e aprimorar o atendimento ao cidadão. O retorno é determinação da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, por meio da Portaria 90 .

    Cerca de 40 pessoas, entre juízes-auxiliares, servidores do CNJ e auditores integram a equipe de inspeção. Durante toda a semana, o grupo vai visitar varas, juizados e cartórios extrajudiciais, além de secretarias e gabinetes do TJBA. Também se reunirá com juízes, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público local e servidores do Judiciário para colher informações sobre as deficiências e boas práticas observadas por esses profissionais no funcionamento da Justiça estadual.

    Segundo o coordenador da inspeção, juiz auxiliar da Corregedoria Ricardo Chimenti, esse é um novo modelo que está sendo implantado pelo órgão para otimizar os resultados do trabalho. “Queremos ouvir essas pessoas para coletar dados técnicos com vistas a identificar as dificuldades e propor soluções”, explica.

    Outra novidade, segundo Chimenti, é a descentralização dessas reuniões, que serão realizadas também em cidades do interior. Enquanto parte da equipe ficará em Salvador, outros grupos irão trabalhar nas regiões de Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista. A ideia é ouvir as manifestações das pessoas que trabalham com a Justiça também nessas localidades, evitando que elas tenham que se deslocar até a capital. Para isso, a Corregedoria convidou representantes do Ministério Público, da Advocacia e de associações de servidores e magistrados para se reunir com a equipe.

    As reuniões em Salvador serão no Tribunal de Justiça na tarde de segunda-feira (23/7). No interior, as reuniões ocorrerão simultaneamente na terça-feira (24/7). Os demais Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça foram convidados a acompanhar os trabalhos, pessoalmente ou por meio de sugestões.

    Atendimento à população – Nas cidades de Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista, a Corregedoria Nacional também prestará aos cidadãos orientações sobre como dar entrada em pedidos para o CNJ sobre o funcionamento do Judiciário local. A equipe disponibilizará atendimento aos interessados nos Fóruns dessas localidades, de segunda (23/7) – das 15h às 17h – a quarta-feira (25/7) – das 10h às 17h.

    A Bahia foi o primeiro estado a ser inspecionado pela Corregedoria Nacional, em setembro de 2008. Desde então, outros 24 tribunais já receberam os trabalhos. São eles: os Tribunais de Justiça do Maranhão, Pará, Amazonas, Piauí, Alagoas, Paraíba, Espírito Santo, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Rio de Janeiro, Rondônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Roraima, além da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Justiça Federal de Belo Horizonte e Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Na Bahia, esta será a terceira visita de inspeção.

    Clique para ver os documentos das visitas anteriores.

    Inspeção Bahia

    Retorno inspeção Bahia

    Mariana Braga
    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-nacional-retorna-a-bahia-para-revisar-inspecao/3196066

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)