Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo soluciona conflito entre empresa e cliente

    há 12 anos

    Em Cuiabá (MT), o autônomo Valdir da Silva saiu satisfeito da sala de audiência do Complexo Maruanã na tarde de terça-feira (29/1). Ele obteve acordo na conciliação com uma empresa de cartão de crédito, acionada por lhe mandar em junho deste ano a fatura de um cartão bancário que havia cancelado em 2008 e que, por conta do não pagamento, incluiu o nome dele na lista de maus pagadores.

    Para o advogado da empresa, Fábio Macagnan, o objetivo da conciliação é o de solucionar o conflito entre as partes, além de diminuir o estoque de processos do Poder Judiciário. Macagnan destaca que o papel do advogado também é incentivar a conciliação e a mediação para atender os interesses do cliente e não investir apenas no litígio.

    Para Valdir da Silva, a solução chegou rapidamente, menos de seis meses após procurar o Juizado Especial para resolver a questão. Como ele, centenas de pessoas estão comparecendo no Complexo Maruanã desde a última segunda-feira (28/11), durante a Semana Nacional de Conciliação, em busca de um acordo nos seus processos.

    No Complexo Maruanã funcionam Primeiro, Segundo, Terceiro e Sétimo Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Cuiabá. No local, mais de 350 audiências estão agendadas para serem realizadas até sexta-feira. Entre as ações de natureza diversas predominam reclamações sobre cobrança indevida de água, energia elétrica, telefonia, desentendimento com instituições bancárias, de crédito e comércio em geral.

    Dos Juizados Especiais de Cuiabá, os que agendaram mais audiências até o momento foram o Sexto Juizado, com 397 audiências, o Segundo Juizado, com 278, e o Terceiro Juizado Especial, com 183.

    Conforme o juiz titular do Terceiro Juizado Especial de Cuiabá, Valmir Alaércio dos Santos, a maior importância da Semana Nacional de Conciliação é conscientizar a população sobre a conciliação, já que segundo ele o brasileiro tem a cultura do litígio. “Em países desenvolvidos, os processos são resolvidos de forma amigável”, observou.

    Para o magistrado, quando as partes fazem acordo elas resolvem o conflito, diferentemente do que ocorre quando o juiz profere a sentença, que normalmente descontenta ambas as partes. “Com a sentença eliminamos o processo, mas não o conflito”, considerou.

    Do TJMT

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-soluciona-conflito-entre-empresa-e-cliente/3199571

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)