Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ Serviço: saiba quais são os direitos dos idosos

    há 8 anos
    Os direitos da pessoa idosa estão reunidos no Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741), aprovado em 2003, após quase uma década de tramitação no Congresso Nacional. O Estatuto, que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, reúne 118 artigos. Em linhas gerais, ele estabelece a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    Neste CNJ Serviço, procuramos reunir alguns dos principais direitos dos idosos.

    Saúde – O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS) e é vedada a discriminação nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. Em julgamento recente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que planos com valores diferenciados por faixa de idade não praticam a discriminação proibida pela Lei. O entendimento foi de que a mudança de valores proporcionais à idade do segurado corresponde a uma legítima expectativa de aumento de demanda pelos serviços de assistência médica e hospitalar contratados. Na avaliação do STJ, o que a lei proíbe é a atitude discriminatória do plano de saúde, que eleve tanto o valor da mensalidade de modo a inviabilizar a assistência ao idoso.

    Transporte – Nos veículos de transporte coletivo, serão reservados 10% dos assentos para idosos, assim como é assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados.

    Educação e Cultura – O idoso tem direito a 50% de desconto nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. O estatuto estabelece que os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, com objetivo de assegurar a transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais. Nesse sentido, o documento também determina que nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal sejam inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.

    Trabalho na terceira idade – É proibida a discriminação e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada. O estatuto determina que o Poder Público criará e estimulará programas de profissionalização especializada para idosos, preparação dos trabalhadores para aposentaria e o estímulo às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho.

    Violência – O Estatuto do Idoso determina também que nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. A lei considera como violência praticada contra idosos qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. A discriminação de uma pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade resulta em pena de reclusão de seis meses a um ano e multa.

    Abandono – Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, conforme o artigo 98 do Estatuto do Idoso, gera pena de detenção de seis meses a três anos e multa. Pena de detenção de dois meses a um ano e multa para quem expuser a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes. Fica sujeito à mesma pena quem privar o idoso de alimentos e cuidados indispensáveis, ou quando sujeitá-lo a trabalho excessivo ou inadequado. A pena pode ser aumentada de um a quatro anos se houver lesão corporal de natureza grave, e reclusão de quatro a doze anos se o fato resultou em morte.

    Pensão alimentícia – Os idosos que, a partir de 60 anos, não têm condições de se sustentar nem contam com auxílio de parentes próximos têm direito a pensão alimentícia. O benefício funciona nos mesmos moldes que a pensão paga pelos pais aos filhos. O artigo 12 do Estatuto do Idoso determina que a obrigação alimentar é solidária, ou seja, apesar de todos os filhos terem a obrigação, a ação pode ser promovida somente contra um deles que tenha melhor condição financeira. Caso a pensão alimentícia já esteja fixada judicialmente ou por acordo, o idoso pode ingressar com ação de execução de pensão alimentícia contra o devedor. A medida pode resultar na prisão do parente inadimplente, caso não pague os atrasados.

    Caso os filhos não tenham condições financeiras de pagar o benefício, o idoso pode pleitear o benefício assistencial oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com informações do Governo Federal, disponibilizadas no Portal Brasil, para solicitar o Benefício Assistencial ao Idoso é preciso agendar o atendimento por meio da Central de Atendimento 135. O valor do benefício corresponde à garantia de um salário mínimo, na forma de benefício assistencial de prestação continuada mensal, devido à pessoa idosa com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e também não possa ser provida por sua família.

    Acesse também a “Cartilha do Idoso”, elaborada em 2007 pelo Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso (GAEPI), do Ministério Público do Estado de São Paulo e pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1437
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63002
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-servico-saiba-quais-sao-os-direitos-dos-idosos/346295703

    Informações relacionadas

    MGF Advogados, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Abandono de Idosos: Entendendo as Responsabilidades

    Fatima Solange Melzer, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    O idoso e seus direitos

    Petição Inicial - TJMG - Ação de Indenização por Erro Médico c/c Danos Morais e Estéticos - [Cível] Procedimento Comum Cível

    Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Recurso Inominado: RI XXXXX-68.2019.8.05.0001

    Eloisa Spredemann da Cruz, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    3 direitos pouco conhecidos e que fazem toda a diferença na vida de quem se aposentou pelo INSS

    12 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    senhores la em Tutoia no Maranhao estao tratando os idosos como lixo e sendo um cobrador de onibus estou levando uma tonelade de alimentos e uns dois bois para doar esta cidade precisa de intervensão federal pois o hospital parece chiqueiro de porcos o senhor prefeito esrtar com sua corja roubando de quem não tem nada os bancos prendem o cartão dos pobres idosos e sacam seu dinheiro , ludibriando com emprestimos e juros absurdos eu estou indo aqui de Brasilia pra la pra edficar uma fundação preciso das emissora de televisão preciso do gorverno Federal meu nome e Jose de Ribamar Alves Soares filho de maris queiros e ensacador de Sal .exite la uma corja que nada faz e nem ver os abusos generalizados principalmente abusosos sexual por favor salavem nosso povo estou com uma ação social enorme de doaçoes para o dia primeiro de amaio dia do trabalhador vamos mudar a historia soalmente daquela Regiao o tao Famoso DSelta do Parnaiba, Assinado Jose de Ribamar Alves Soares Escritor, Composotor Poeta Locutor e cobrador de Onubus em Brasia da Expresso são Jose continuar lendo

    E a moradia o idoso tem o direito a uma moradia. continuar lendo

    A casa do idoso foi penhorada por ser fiador e o inquilino não pagou o aluguel ,agora a imobiliária está cobrando do fiador e o único imóvel que ele tem ,A Justiça pode penhora este imóvel do idoso a onde ele mora com a esposa que e idosa tbem..A porque no estatuto do idoso ,cita que ele tem direito há moradia. continuar lendo

    Os idosos que tem família mas e alcoólatra há anos ,como que tem que fazer com ele ,pega aposentadoria e gastar com bebida alcoólatra e cai na rua ,e leva para o hospital ele te 69 anos nos já não estamos mas aguentando ,Será que pode interditar esse Idoso .como que a gente faz ,precisamos de advogado . continuar lendo

    Não trabalho sou hipertensão sinto dores nos osso tenho dificuldade em andar continuar lendo