Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ratificada liminar para candidato em concurso para juiz do Amazonas

    há 7 anos

    O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou liminar, na sessão desta terça-feira (27/6), contra a eliminação do candidato David Nicollas Vieiras de concurso público para a seleção de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O concorrente disputava vagas destinadas a cotas raciais, mas não foi considerado como negro pela comissão organizadora do certame e, por isso, acabou excluído.

    Em 22 de maio, o relator, conselheiro Gustavo Alkmim, determinou ao TJAM que garantisse ao autor do Procedimento de Controle Administrativo 0004186-03.2017.2.00.0000 o direito a continuar no concurso público, com todos os direitos assegurados. David Nicollas Vieiras havia sido aprovado em 4º lugar entre as vagas destinadas aos cotistas e em 59º no sistema universal, mas a comissão avaliadora entendeu que o candidato requerente “não apresenta as características fenotípicas exigidas pelo edital do concurso”.

    No pedido, o autor sustentou que a decisão da organizadora do certame se revelou “carente de objetividade” e contraditória ao que determina a Resolução CNJ n. 203, que criou, em junho de 2015, as cotas raciais em concursos da magistratura. A norma estipula que “poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos, no ato da inscrição no concurso público [...]” (art. 5º).

    Ausência de procedimento administrativo

    Gustavo Alkmim destacou em seu voto que a própria resolução prevê que a autodeclaração não é absoluta, sendo passível de verificação e, na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato poderá responder civil, penal e administrativamente. Para o relator, a concessão da liminar se justifica diante da ausência de procedimento administrativo para analisar o caso – conforme prevê a Resolução n. 203 – e da exclusão sumária do candidato do concurso. O conselheiro lembrou que conforme já decidido em casos similares pelo Plenário do CNJ, a liminar fica deferida sem prejuízo da eventual homologação do concurso.

    Thaís Cieglinski
    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações128
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ratificada-liminar-para-candidato-em-concurso-para-juiz-do-amazonas/473073655

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)