Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Notícias Relacionadas

    há 6 anos

    Alunos de Direito da Colômbia e do Chile visitaram na quinta-feira (19/4) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conhecer mais sobre o órgão e suas competências.

    A visita faz parte do Programa Teixeira de Freitas, fruto de um convênio da Universidade de Brasília (UNB) com universidades estrangeiras de Direito, preferencialmente de países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), com cinco membros plenos (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela) e cinco países Associados (Chile, Colômbia, Bolívia, Equador e Peru).

    Nesta primeira edição de 2018, estiveram presentes seis estudantes: três do Chile e três da Colômbia. Os intercambistas cursam um semestre letivo na UnB e realizam o estágio voluntário no STF, tendo a oportunidade de conhecer a organização e o funcionamento do Judiciário brasileiro, por meio de palestras e visitas institucionais.

    O CNJ presta apoio ao STF, recebendo os estudantes em uma visita todos os anos. Eles aprenderam sobre as atribuições do Conselho e como acontece a tramitação dos processos e as pesquisas judiciárias. “No Chile não temos um órgão correlato ao CNJ. Achei muito interessante ter uma instituição que fiscaliza os membros do Poder Judiciário”, contou Catalina Hasbum, do Chile.

    Para Marissa Lorena Fuente, da Colômbia, onde há quatro cortes supremas — sendo uma específica para fiscalizar todos os que atuam na área do Direito, chamada de Consejo Superior de la Judicatura —, o CNJ se parece muito com o órgão colombiano. “A diferença é que o nosso é mais amplo, pois atua também frente aos advogados, defensores públicos, promotores, procuradores e até universidades de Direito”, contou Fuente.

    Programa

    Em vigor desde 2009, o Programa Teixeira de Freitas tem como objetivo estimular a cooperação e valorizar a criação de um diálogo regional acadêmico na área jurídica nos países do Mercosul e associados. Com a cooperação em nível acadêmico, a ideia é promover o entendimento mútuo das realidades jurídicas dos países do Mercosul.
    Para conhecer o programa de intercâmbio, basta acessar aqui.

    Paula Andrade

    Agência CNJ de Notícia

    • Publicações28684
    • Seguidores1438
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticias-relacionadas/568959884

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)